Presto:Coisas a não fazer

From Presto

Segue-se aqui uma lista de erros freqüentes, que devem ser evitados:

Conteúdo

Não copiar material de outras fontes

Procure sempre escrever o texto com suas próprias palavras. Material de outras fontes geralmente consiste em violação de direitos autorais. Caso seja necessário copiar material, certifique-se sempre de que a fonte esteja em domínio público (exemplos: Wikipedia, Encyclopædia Britannica).

Não mandar arquivos de áudio

O único formato de arquivo de áudio suportado pelo sistema é o Ogg Vorbis (.OGG), de modo que nem arquivos MIDI nem MP3 são suportados pelo sistema. Mesmo assim, em função do espaço disponível, solicitamos não mandar arquivos de áudio. Se você tiver o arquivo em outro site, ou outro servidor (como o Creative Commons), uma saída é apontar um link direto para o arquivo de áudio.

Não assinar seus textos

Os textos aqui podem ser modificados por qualquer pessoa; por isso mesmo, não seria muito inteligente assiná-los; além disso, você, ao colocar um texto, se compromete a liberá-lo para livre uso. Cada modificação do artigo constará no histórico da página, dizendo quem o modificou.

Não escrever tudo em maiúsculas

Isso fere as regras básicas de etiqueta, além de chamar a atenção desnecessáriamente.

Evitar colocar textos opinativos

Embora não sejamos a Wikipedia e, por isso mesmo, não haja um rigor aqui quanto à política de imparcialidade, evite o quanto puder colocar opiniões pessoais no artigo, ou ao menos opiniões controvertidas. Isso provavelmente vai gerar modificações muito freqüentes na página, que em alguns casos pode até configurar vandalismo. Por exemplo: dizer que Mozart foi um compositor genial e sua obra é uma das mais apreciadas é algo que se tornou aceito pela grande maioria das pessoas, mas provavelmente o mesmo não se aplicaria a Pierre Boulez - aclamado por muitos como um gênio, mas detestado por um número igualmente grande de pessoas.

Nunca opinar sobre o próprio trabalho

Quando estamos divulgando o nosso trabalho, temos uma tendência a colocar opiniões pessoais achando nossa obra excepcional, excelente. Evite fazer isso, pois passa uma impressão de arrogância e não necessariamente reflete a opinião pessoal do outro, ainda mais nos tempos atuais em que não há uma corrente estética dominante. Por outro lado, muitos artistas costumam se depreciar e falar mal da própria obra. Também evite, porque isso se torna uma anti-propaganda do próprio trabalho. Lembre-se de que Beethoven não gostava da Sonata ao Luar, e no entanto se tornou uma de suas obras mais apreciadas no mundo. Por isso, limite-se unicamente a expôr seu trabalho nesses casos.


Ferramentas pessoais

sl
דומיין בעברית  דומיין  דומין  תוכנה לניהול  קשרי לקוחות  CRM, ניהול קשרי לקוחות  דומין בעברית  פורומים  ספרדית  גיבוי